CIF ou FOB: qual frete oferecer aos seus clientes?
- Cria Propaganda
- 16 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de mai. de 2023

Essa é uma dúvida comum de quem tem um negócio e precisa contratar uma transportadora.
Entre os desafios que envolvem a gestão de um negócio, está a necessidade de definir como o produto comercializado chegará até o cliente. No Brasil, segundo a 9ª edição do Relatório Fretebras, foram realizados mais de 10 milhões de fretes em 2022. Em comparação com 2021, houve um aumento de 27%. Muita coisa não é mesmo?
Então, se você pensa em contratar uma transportadora para fazer a entrega dos seus produtos, é preciso saber quais são os tipos de frete existentes: CIF e FOB. Já ouviu falar nessas siglas em algum momento? Abaixo te explicamos tudo em detalhes.
Saiba o que é CIF e FOB
Em inglês, CIF significa Cost, Insurance and Freight. A tradução para o português é “custo, seguro e frete”. É o mais indicado para quem vende diretamente ao consumidor final (B2C – business-to-costumer), pois possibilita um processo de compra menos burocrático. E também é usado por empresas que fazem negócios com outras empresas (B2B – business-to-business).
Já FOB também é uma sigla inglesa, que significa Free On Board ou “Livre a Bordo” em português. É um tipo de frete muito utilizado em negociações B2B. Essa modalidade oferece um certo grau de autonomia para o comprador, que acerta a entrega diretamente com a transportadora.
Na prática, qual é a diferença?
Em linhas gerais, CIF é quando a empresa se responsabiliza pela entrega do produto, ou seja, o cliente apenas faz o pedido e o pagamento. Os custos relacionados à mercadoria e o frete já estão inclusos no valor cobrado na hora da compra. É menos burocrático, como mencionamos acima.
No CIF, a empresa vendedora se responsabiliza pela entrega do produto. No caso do FOB o cliente se responsabiliza pela entrega.
FOB é nos casos em que o cliente se torna responsável pela entrega. Assim, quem compra um produto tem que negociar com uma transportadora à parte. Além de arcar com os custos da encomenda, quem escolhe esse tipo de frete também tem que pagar os impostos especificados na nota fiscal, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Agora que você já sabe quais são os tipos de frete, converse com a gente para saber qual é o mais indicado para o seu negócio. O time da Jet Logística está à sua disposição.
Comentários